Data e hora

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Vegetarianismo e veganismo... um caminho para uma vida saudável

Olá pessoal!

Bem sumida pelas bandas de cá...

Há algum tempo venho inserindo em minha alimentação a dieta vegetariana, hoje já estou mais chegada na alimentação vegana.
O post de hoje é pra falar um pouco sobre elas, como surgiram na minha vida. Pretendo divulgar também receitas que testo e faço em casa no meu dia a dia.
Sou praticante de ioga desde o final de 2014, mas meu primeiro contanto com ela foi em meados de 2003 até final de 2007. Não sei se existe alguma razão, tenho pra mim que sim, mas o ioga foi quem mais me impulsionou ao vegetarianismo... e hoje estou aqui, falando pra vocês um pouco desse estilo de vida.

O vegetariano: é a pessoa que não consome carne, seja carne vermelha ou branca (sim gente, peixe é carne).

Nesta alimentação existem outras classificações como:
Ovolactovegetariano: é a pessoa que usa ovos e laticínios na sua alimentação + vegetais;
Lactovegetariano: é a pessoa que exclui os ovos da sua alimentação e utiliza só os laticínios + vegetais;
Ovovegetariano: é a pessoa que exclui os laticínios da sua alimentação e utiliza só os ovos + vegetais;
Vegetariano estrito: é a pessoa que NÃO utiliza laticínios e nem ovos na sua alimentação, só vegetais.


O vegano: é a pessoa que NÃO utiliza laticínios e nem ovos na sua alimentação (assim como o vegetariano estrito), mas que no seu cotidiano procura não utilizar nada que seja de origem animal (como por exemplo o uso de couro, seda, lã, cosméticos que foram testados em animais ou tenha substanciais de animais em sua composição).

Por meio de muitas pesquisas, leituras de bons livros podemos perceber todos os benefícios de uma alimentação vegetariana/vegana na nossa saúde! Todavia, o meu maior motivo, aquilo que me motiva cada dia mais a me manter no caminho do veganismo é a defesa animal. Métodos cruéis são utilizados nos animais para o abate, a falta de respeito para com esses seres enclausura e maltrata frangos, gados, peixes... E eu não quero fazer parte disso.
Sempre fui uma pessoa muito ligada aos animais e muito atenta ao meio-ambiente. Ao longo do tempo estou buscando me informar e entender melhor o ecossistema, e nessa busca é claro que vi que somos um só (eu, você, animais, vegetais, minerais... Terra).
A nossa cultura está muito presa a uma alimentação carnívora, mas muitos especialistas defendem de que nós, seres humanos, não temos uma estrutura de carnívoro.  Em Portugal, por exemplo, já existe um programa que obriga toda escola a ter pelo menos um tipo de cardápio vegetariano na alimentação escolar. É, alimentação vegetariana está ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo. Que notícia  maravilhosa, não é mesmo?!

Se tornar vegetariano/vegano é um processo, não precisa acontecer da noite para o dia. Eu comecei diminuindo ainda mais o consumo de carnes, aderi ao "movimento segunda sem carne". Ainda tenho muitas dificuldades, principalmente quando saio pra comer na rua, mas aos poucos estou me ajustando. Tenho ainda alguns produtos de marcas que ainda testam em animais, não joguei tudo fora. Irei usar até acabar e quando for comprar um produto novo, comprarei um produto que não testa e não usa produto de origem animal.
A ajuda de um profissional, como um nutricionista, nutrólogo, ajudou muito a desmistificar a ideia que sempre incutiram em minha cabeça de que a alimentação vegetariana é deficiente. Estudando, pesquisando fui vendo que ao contrário dessa lenda, a alimentação vegetariana é rica e pode manter nossa vida mais saudável. Portanto, sugiro a quem estiver interessado que leia mais, procure um profissional que possa orientar na alimentação vegetariana.

Esse livro aqui embaixo é de um médico nutrólogo, Dr. Eric Slywitch, que super recomendo a leitura
Ele tem um canal no Youtube que também recomendo. (Link clique aqui )



Livro: Alimentação sem carne - Dr. Eric Slywitch.



Foi ótimo está aqui de novo com vocês!!!

💓 Otávia ama os animais 💓



Nenhum comentário:

Postar um comentário